A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Coração de Jesus, realizou visita guiada com alunos, pais e outros responsáveis e professoras da EM Quirino José da Silva, à Gruta Madame Cassou e à Cachoeira do Canabrava.

Na data de ontem, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Coração de Jesus, realizou visita guiada com alunos, pais e outros responsáveis e professoras da EM Quirino José da Silva, à Gruta Madame Cassou e à Cachoeira do Canabrava. Esses atrativos turísticos fazem parte do patrimônio cultural material natural de Coração de Jesus e estão situados nas imediações da cidade. A Cachoeira do Canabrava está dentro do perímetro urbano e fica a 600m da cidade. Já a Gruta encontra-se em terreno particular a 1800m da cidade.

A visita guiada tem a intenção de apresentar e situar o estudante e a família dentro de um espaço específico que promova aprendizagens, como museus, bibliotecas, universidades, centros culturais ou científicos, parques entre outros. No caso da atividade realizada, foi escolhida a Gruta Madame Cassou para a ação, que foi realizada na parceria entre a SMCT e a EM Quirino, no cumprimento de ações do Plano Municipal de Ação de Educação para o Patrimônio e Difusão Cultural e do Programa Educação e Família, criado pelo Governo Federal e aderido pela Escola.

A atividade Visita Guiada ao Bem Patrimonial Tombado Gruta Madame Cassou faz parte das atividades da SMCT na execução de seu Plano Municipal de Ação de Educação para o Patrimônio e Difusão Cultural, pelo qual o município precisa realizar várias atividades educativas a fim de divulgar o Patrimônio Cultural do município e preparar os munícipes para seu conhecimento e preservação e pleitear mais recursos de ICMS Cultural. Esta atividade enquadra-se nas ações de visitas a bens culturais com público diversificado, sendo escolhido o público escolar, incluindo alunos, pais e demais responsáveis de alunos e servidores escolares.

Por outro lado, a EM Quirino José da Silva efetivou a parceria para desenvolver atividade do Programa Educação e Família, realizando a visita guiada com alunos e responsáveis, a fim de ampliar o processo de aprendizagem para além dos muros da Escola, materializando ações que envolvem a vida familiar e melhorem a relação ensino-aprendizagem na escola, além de possibilitar a ampliação dos resultados metodológicos, avaliativos e práticos esperados.

Além das parecerias para realização de atividades específicas, a SMCT desempenha funções de visitação aos bens patrimoniais do município, bastando os interessados fazerem sua agenda junto à mesma, através do e-mail ou presencialmente, conforme meios de contato e endereço registrados no site da Prefeitura na área da Secretaria.

A visita foi muito positiva, e além da Gruta Madame Cassou, foi visitada ainda a Cachoeira do Rio Canabrava. Os visitantes não perderam tempo, e vários entraram nas águas do Rio Canabrava. Alunos e demais pessoas envolvidas demonstraram grande interesse pelos bens visitados e pelas orientações do guia. Um aluno afirmou que o passeio foi “o melhor que já teve na vida”, recebendo atenção e apoio de vários colegas e professores.

Durante a realização da atividade foi praticada a ação de coleta de lixo descartado dentro da Gruta e no percurso da trilha. Os alunos e professores, munidos de EPIs adequados, removeram o lixo, trouxeram-no e depositaram em lixeiras na cidade. Esta prática de educação ambiental faz parte das propostas de atividades culturais e turísticas da SMCT.

Vale destacar que o Bem Patrimonial Gruta Madame Cassou está entre os atrativos mais importantes e mais bonitos de Coração de Jesus. De formação cárstica (era calcária, mais ou menos 1,8 milhões de anos), a gruta foi explorada pela primeira vez no século XIX, pela exploradora francesa Madame Cassou, cujo nome foi lhe dado em homenagem. A Gruta Madame Cassou está entre os atrativo mais visitado do município e, embora ainda não esteja estruturada para o uso definitivo de turistas, recebe constantemente visitantes locais e de outras regiões, deixando todos encabulados com sua beleza e acessibilidade.

Por outro lado, a Cachoeira do Rio Canabrava pertence à memória cultural e afetiva de Coração de Jesus desde a época colonial. Em suas proximidades foi montada a terceira Usina Hidrelétrica da América Latina, em 1922, para fornecimento de energia pública e privada a Coração de Jesus. A maioria dos jovens da geração anterior à atual frequentou a Cachoeira em tardes de domingo, dias de festa ou em qualquer hora do dia, dependendo de sua ocupação em casa, na escola ou no trabalho e, claro, dependendo do controle dos pais. A Cachoeira do Rio Canabrava vem sendo cada dia mais frequentada.

Data de publicação: 06/10/2021

Créditos das Fotos: Naiara Lopes e Gilberto Medeiros