RSS Coração de Jesus - MG Notícias de Coração de Jesus/MG Mon, 23 May 2022 00:14:09 -0300 Mon, 23 May 2022 00:14:09 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://coracaodejesus.mg.gov.br/rss CORAÇÃO DE JESUS RECEBE CERTIFICADO DO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO Tue, 29 Mar 2022 14:20:12 -0300 https://coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1046/?coracao-de-jesus-recebe-certificado-do-mapa-do-turismo-brasileiro.html https://coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1046/?coracao-de-jesus-recebe-certificado-do-mapa-do-turismo-brasileiro.html Desde o ano de 2004, a regionalização do turismo tem sido considerada estratégia central na política nacional de incentivo ao turismo brasileiro. O aspecto de regionalização do turismo vem ganhando, desde então, cada vez mais força, tendo sido instituída como um programa pela portaria nº 105, de 16 de maio de 2013. O Estado de Minas Gerais, através da Secult – Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, também instituiu seu programa de regionalização do turismo, codificado nas várias Instâncias de Governança Regionais, entre elas o Circuito Turístico Lago de Irapé, do qual o município de Coração de Jesus faz parte.

A regionalização do turismo reflete, na prática, o incentivo na formação de regionais que abarquem municípios com características turísticas similares ou complementares, unindo-se no intuito de organizar a gestão e promover a diversificação e maior competitividade turística. Desta feita, mesmo que um município não possua clara vocação turística, ele pode se beneficiar das atividades neste ramo de forma indireta. Esta forma de benefício pode dar-se em atividades como oferecimento de mão-de-obra, produtos destinados aos turistas entre outros.

Receber o certificado de município pertencente ao Mapa do Turismo Brasileiro é necessário para que o município participe da política nacional de turismo, sendo beneficiado por ações do MTur, ou mesmo pleitear recursos junto ao órgão. Se o município não estiver oficialmente no Mapa, ficará impossibilitado de participar dos benefícios da política do MTur. O Mapa do Turismo Brasileiro é dividido em Macrorregiões, Estados, Regiões Turísticas e municípios.

O Mapa do Turismo é atualizado periodicamente (a cada dois anos) e os municípios que o compõem são indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as Instâncias de Governança Regionais, desde que esteja de acordo com os critérios para participação da política pública nacional. De tal modo, para que o município seja certificado, a ICR à qual ele pertence também precisa ser certificada.

Junto com o município e a IGR é certificado também o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, órgão responsável pela gestão do FUMTUR – Fundo Municipal de Turismo.

O Mapa do Turismo Brasileiro 2022-2023 foi regulamentado pela Portaria MTUR Nº 4, de 21 de janeiro de 2022.

No Mapa, os municípios estão categorizados por letras de “A” a “E”, sendo aqueles categorizados em A os com atividades turísticas mais desenvolvidas e os categorizados em E os com atividades mais embrionárias. A maior parte dos municípios pertence à categoria D, em torno de 56,5%, e apenas 12% estão nas categorias A e B, indicando que a atividade tem muito ainda a expandir no país.

Este ano Coração de Jesus está entre os milhares de municípios certificados e 100% dos municípios da IGR Lago de Irapé foram certificados.

Para descobrir quais municípios e IGRs foram certificados e fazem parte atualmente do Mapa do Turismo Brasileiro, basta acessar o link http://www.mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home, e pesquisar na coluna da direita.
]]>
Lei Aldir Blanc patrocina lançamento de e-books Mon, 14 Mar 2022 10:25:42 -0300 https://coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1045/?lei-aldir-blanc-patrocina-lancamento-de-e-books.html https://coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1045/?lei-aldir-blanc-patrocina-lancamento-de-e-books.html Através do patrocínio da Lei 14017/2020 (Lei Aldir Blanc), proponentes de Coração de Jesus puderam publicar livros na modalidade Escritor. Além da publicação de um livro físico de um proponente, quatro proponentes publicaram no formato e-book. Foram dois e-books patrocinados diretamente pela lei e dois e-books resultantes das oficinas de gastronomia de duas proponentes.

O primeiro e-book publicado, do Proponente José Ramos Lafetá Neto, intitulado “Tita: um dinossauro no Coração de Jesus”, é uma produção inovadora. Além de abordar a história dos dinossauros de Coração de Jesus (representada em seu ícone o Tapuassaurus Macedoi), o e-book é inteiramente desenhado, no antigo estilo HQ (História em Quadrinho), (que os leitores mais “velhos” chamavam “Gibi”), ou no novo estilo Graphic Novel, para não perder a modernidade. O e-book está munido de um prefácio e os desenhos são “sem falas”, ou seja, sem os costumeiros balõezinhos de fala das HQs, o que obriga o leitor a forçar ainda mais sua mente para compreender a história. Nela estão representados elementos que figuram em histórias de dinos pelo cinema, desenhos e outras criatividades, como de filhotes perdidos, ambiente de eras passadas, dinos malvadões e outros. O livro pode ser baixado, gratuitamente, através do link https://drive.google.com/drive/folders/176pxXmA-MmC21-6do0qwpk1D_Zn_gREw, ou abaixo, ao fim desta matéria, e seu proponente o está distribuindo através de mídias digitais.

O segundo e-book trata-se de uma produção da Proponente Andreia Cristina, intitulado “Brincadeiras dos tempos de pais e avós”. Ele está recheado dessas brincadeiras antigas, com desenhos e explicação de como realizá-las. Em sua Apresentação, a proponente escreve que As brincadeiras antigas promovem a aprendizagem, diversão e que envolvem o desenvolvimento, conhecimento, as habilidades motoras, de pensamento, de associação e as habilidades individuais, são importantes, pois estão relacionadas ao conhecimento no ambiente escolar e familiar. Diante disso, este e-book pretende considerar o papel da utilização das brincadeiras, ou seja, demonstrar a importância das brincadeiras antigas no processo de aprendizagem da criança, analisando os aspectos relacionados ao jogo e as lições dessas atividades na aprendizagem da criança.” Para baixar este e-book basta ir ao final desta matéria e a proponente o está distribuindo através das mídias sociais digitais.

O terceiro e-book trata-se de um pequeno livro de receitas tradicionais, resultante da oficina de gastronomia da Proponente Isaura dos Santos, intitulado “Minhas receitas”, com receitas deliciosas aprendidas e ensinadas de modo tradicional, como a receita de brevidade, pão de queijo e outras que deixam todos com água na boca. Para baixar o e-book basta ir até o final desta matéria e muita gente já o obteve através de mídias sociais na distribuição feita pela autora.

O quarto e-book, também resultante de oficina de gastronomia, foi elaborado pela Proponente Maria José. Intitulado “Oficina de gastronomia e culinária regional”, contém várias receitas caseiras e tradicionais, como paçoca de castanha, arroz com pequi e carne de sol, bolo cabo de machado e várias outras. Conta ainda com muitas fotos da oficina da proponente, um relato de sua história pessoal e uma Apresentação com informações sobre a cultura gastronômica regional e de Coração de Jesus. Nas palavras da autora: “A cultura regional de Coração de Jesus na área da Gastronomia é um patrimônio do nosso povo, em especial, das nossas avós. É algo que nosso povo adquiriu ao longo do tempo e onde o conhecimento das diversas receitas preparadas pelas nossas avós, algo íntimo, tem sido perpetuado. A cultura é o modo de vida de uma população e, aqui na cidade de Coração de Jesus, nós temos um modo de viver na gastronomia em que são feitas várias receitas de culinária e gastronomia regional.” Para baixar o e-book é só chegar ao final desta matéria. A proponente também já fez ampla divulgação e distribuição digital do mesmo.

Para obter mais informações sobre essa e outras atividades patrocinadas pela Lei Aldir Blanc em Coração de Jesus e assistir aos lançamentos e aos documentários das oficinas, acesse o canal da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no YouTube, através do link https://www.youtube.com/channel/UC7wv3zuWTfWSTXjF3J2DETw.
]]>
GUIA TURÍSTICO DIGITAL DE CORAÇÃO DE JESUS Wed, 26 Jan 2022 11:10:37 -0300 https://coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1044/?guia-turistico-digital-de-coracao-de-jesus.html https://coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1044/?guia-turistico-digital-de-coracao-de-jesus.html Coração de Jesus conta com um Guia Turístico Digital desde o início de 2021. Criado pela empresa Viagem Kombinda para a Prefeitura de Coração de Jesus, o Guia conta com os principais atrativos turísticos do município. Além de fotos belíssimas e descrição dos atrativos, o internauta vai descobrir várias curiosidades e acessar botões e links para matéria adicionais.

O Guia conta ainda com um mapa, munido de QR Code, através do qual a pessoa interessada pode passar o leitor de seu aparelho celular e baixar o Guia em seu aparelho pessoal, acessá-lo e enviá-lo para qualquer lugar do mundo. O mapa físico encontra-se disponível na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para visitantes.

O Guia Turístico Digital de Coração de Jesus é uma produção unicamente digital e interativa, num arquivo em PDF que pode ser baixado, a partir de agora, neste site (arquivo no final desta matéria) e no site do VK, através do link https://www.vkguiasdigitais.com/guias-digitais. Você pode baixar o Guia em seu celular, PC, Tablet ou qualquer outro parelho com tecnologia digital que comporte arquivo em PDF.

O Guia Turístico Digital de Coração de Jesus entrou para o portfólio de Boas Práticas Municipais de Turismo, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – SECULT, de Minas Gerais, conferindo ao município o Certificado em Boas Práticas em Turismo no ano de 2021.
]]>
CERTIFICAÇÃO DAS INICIATIVAS PROPOSTAS À LEI ALDIR BLANC Fri, 10 Dec 2021 18:00:44 -0300 https://coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1043/?certificacao-das-iniciativas-propostas-a-lei-aldir-blanc.html https://coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1043/?certificacao-das-iniciativas-propostas-a-lei-aldir-blanc.html  
Hoje foi realizada, no espaço da Câmara Municipal de Coração de Jesus, a certificação das iniciativas aprovadas pelo Comitê Gestor dos Recursos Emergenciais da Lei Aldir Blanca, Lei Federal 14.017/2020. Ao todo foram 41 iniciativas aprovadas, pleiteando um total de mais de R$ 216.000,00, compreendendo as categorias de Música Sola, Música Dupla, Música Trio ou Banda, Gastronomia, Capoeira, Artesanato (transmissão de saberes), Compositor, Audiovisual, Técnico de Som, Artes plásticas, Desenhos, Pinturas, Fotografias, Escritor, Festa Popular, Produção de Eventos, Folia de Reis, Poesia, pleiteante dos recursos disponibilizados através do Edital 01/2021 - PRÊMIOS, BOLSAS E MICROPROJETOS CULTURAIS.

No evento compareceram o Secretário de Cultura e Turismo do Município de Coração de Jesus, senhor Gilberto Aparecido Soares Medeiros, e o Vice-Prefeito Dr. Samuel Barreto. Ambos abordarem a importância da execução dos recursos da Lei Aldir Blanc, o que vem de encontro à situação emergencial da classe artística do município, extremamente penalizada pelos efeitos da pandemia causada pela Covid-19. “Não resolve o problema, mas ameniza, especialmente agora que estamos às margens de uma nova onda de infecção”, destacou o Vice-Prefeito.

Após as falas das autoridades administrativas, a palavra foi passada aos presentes, pleiteantes dos recursos da Lei Aldir Blanc que tiveram seus projetos aprovados Pelo Comitê Gestor. As avaliações feitas pelos presentes foram muito positiva quanto à disponibilidade dos recursos para os artista, bem como quanto ao esforço da administração municipal, através da SMCT, em viabilizar o uso dos mesmos. “Trabalho há mais de vinte anos e agora estou parado a quase dois aos e meio. Vivo apenas da música, não tenho outra fonte de recursos. Este recurso (da Lei Aldir Blanc) chegou em boa hora”, disse o Sr. Gilson (Gilsinho Boca de Forró). “Eu não vivo da música, mas vivo pela música. É a primeira vez que chega, para as pessoas aqui na ponta, um recurso desses. Parabenizo o Secretário de Cultura e sua Equipe pelo trabalho. Vamos fazer uma live para arrebentar!”, argumentou o Sr. Dário Júnior. “Quero agradecer ao apoio da Equipe da Secretaria de Cultura e Turismo pelo apoio e orientação que teve conosco na elaboração dos projetos. Todos foram muito atenciosos e cuidadosos conosco”, agradeceu o Senhor Ziza Farias, Mestre de Capoeira.

Os responsáveis por iniciativas aprovadas assinarão Termo de Compromisso para execução das mesmas. Após a certificação foi elaborado o Calendário de realização das atividades, que vai do mês de dezembro ao mês de fevereiro de 2022.

O objetivo do uso dos recursos da Lei Aldir Blanc é amenizar as percas financeiras da classe artística durante a pandemia da Covid-19 e fomentar a cultura local, possibilitando que a população, mesmo em período de grandes dificuldades, continue tento acesso a ela.
]]>
HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DOS PROJETOS PLEITEANTES DOS RECURSOS DA LEI ALDIR BLANC Fri, 10 Dec 2021 17:14:20 -0300 https://coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1042/?homologacao-do-resultado-final-dos-projetos-pleiteantes-dos-recursos-da-lei-aldir-blanc.html https://coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1042/?homologacao-do-resultado-final-dos-projetos-pleiteantes-dos-recursos-da-lei-aldir-blanc.html Foi homologado, na data de ontem, pelo Secretário de Cultura e Turismo de Coração de Jesus, o resultado final após análise do Edital da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Edital 01/2021, quanto à seleção de artistas que irão receber PRÊMIOS, BOLSAS E MICROPROJETOS CULTURAIS, nas categorias de: Música Sola, Música Dupla, Música Trio ou Banda, Gastronomia, Capoeira, Artesanato (transmissão de saberes), Compositor, Audiovisual, Técnico de Som, Artes plásticas, Desenhos, Pinturas, Fotografias, Escritor, Festa Popular, Produção de Eventos, Folia de Reis, Poesia, conforme classificação dos projetos inscritos, na ordem apresenta na planilha em anexo e em conformidade com a Lei “Aldir Blanc” e Lei Federal nº 14.150/2021, de 12 de Maio de 2021.

Para a Classificação dentro e fora do limite de vaga foram utilizados os critérios estabelecidos no item 5.10 do Edital 01/2021.

Todos os projetos listados no anexo foram aprovados pelo Comitê Gestor do Recurso Emergencial da Lei Federal n° 14.017/2020, de 29 de Junho de 2020 (Lei Aldir Blanc), Alterada pela Lei Federal nº 14.150/2021 de Maio de 2021, Decreto Legislativo n° 6, de 20 de Março de 2020, Decreto n° 10.464, de 17 de Agosto de 2020, e modificado pelo Decreto n° 10.751 de 22 de julho de 2021, e perceberão recursos na ordem de pleito, ou acrescidos de valores remanescentes de iniciativas nas quais não houve pleito, remanejados do Edital 02/2021 - DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA MANUTENÇÃO DE ESPAÇOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS, MICROEMPRESAS E PEQUENAS EMPRESAS CULTURAIS, COOPERATIVAS, INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÕES CULTURAIS COMUNITÁRIAS (LEI ALDIR BLANC), e dos Rendimentos dos recursos na conta da Lei Aldir Blanc.

Após a homologação e publicação no Diário Oficial da AMM (Associação dos Municípios Mineiros), todos os responsáveis de projetos habilitados foram convocados, por meio de Edital de Convocação, para certificação e assinatura do Termo de Compromisso para execução das iniciativas aprovadas.

A homologação do resultado pode ser acessada através do link https://www.diariomunicipal.com.br/amm-mg/materia/337E9165/03AGdBq25ypJ4q3-KyjA7TDXTCtJbFV-NmTu-Wkic-bhn9VktQoHDGQbIRYqAb5Y7TYBXMB4IzPA2WW5SvOUQPL8qC5GzAsrqUaE8Nmqwmwx4DlIV7tnBMunmGpbijjF5JHEPr5i82qZcZaYfIpIlTIjV825VyF7cm6B8LWlprOk_LrfOYx8yBvh9LNe3WKO1gG4BKC2CZeZl0hoDPneh9vZUByggv_uD3ETPvX9-KNF3vw5wUpryvD7Jv4LJVAMfGADYMXaDD0ThzG5YFhTDi2oyhYHJc40HAScuQbSaqaAwNxX7NK79A2QXAtthi3toM-c1Xgd4uU_dr5CV0NAe0XxK2AdVGNgQ2KNP4PCsIa6G7j-RZ4Q9Se5YefT4wdgjLnD_ozZaY1e3O9-vpCx5Qdv1XlE_38l47B2K1h-SFyNEN2W8Tr-YoCPi0KJQSOv51HXwN8Gj6pIWqi52vHm6sOYcFiPyVocULlw, ou baixa no anexo abaixo.
]]>
INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL - 2021 Fri, 26 Nov 2021 11:05:49 -0300 https://coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1041/?inventario-do-patrimonio-cultural---2021.html https://coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1041/?inventario-do-patrimonio-cultural---2021.html

O Patrimônio Cultural pode ser compreendido enquanto um conjunto de bens materiais e/ou imateriais que contam a história de um povo e sua relação com o meio ambiente, sendo este o legado que herdamos do passado e que transmitimos para as gerações futuras. Através do patrimônio cultural é possível conscientizar os indivíduos, proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimentos para a compreensão da história local e para a construção de sua própria história.

Dentre as possibilidades de proteção do patrimônio cultural está o inventário cultural, que segundo Marília Rangel Machado “consiste no levantamento e identificação das características e valores particulares de um bem cultural”. Este possui diversas finalidades, dentre essas, subsidiar ações de educação patrimonial e políticas públicas de preservação, divulgar e valorizar o patrimônio cultural, contribuir na mobilização da sociedade civil na salvaguarda de seu patrimônio.

O Plano de Inventário da Prefeitura Municipal de Coração de Jesus foi concebido de acordo aos critérios estabelecidos pela Deliberação Normativa nº 01/2016 e nº 03/2017, elaborada pelo CONEP. Sua elaboração incluiu levantamento de campo, bibliografia geral e específica sobre o município e bases cartográficas. Na elaboração deste também foram discutidos os critérios de identificação e escolha dos bens inventariáveis, tal como o objetivo do inventário. (Texto da Introdução do Plano de Inventário da Prefeitura Municipal de Coração de Jesus, MG).

Consciente do papel do inventário e na intenção de preservar e proteger seu patrimônio cultural, o município de Coração de Jesus apresenta, dentre os bens listados em seu Plano, aqueles que foram inventariados no ano de 2021, sendo:
  • Casa do Fubá;
  • Casarão Coronel Francisco Ribeiro;
  • Biblioteca da EE Ce. Francisco Ribeiro.
O objetivo desta matéria é dar publicidade às atividades do município no âmbito do Programa Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, incluindo as ações do Plano de Inventário.
]]>
EDITAIS DE CHAMAMENTO PARA EXECUÇÃO DOS RECURSOS DA LEI ALDIR BLANC Thu, 04 Nov 2021 15:13:55 -0300 https://coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1040/?editais-de-chamamento-para-execucao-dos-recursos-da-lei-aldir-blanc.html https://coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1040/?editais-de-chamamento-para-execucao-dos-recursos-da-lei-aldir-blanc.html A Prefeitura Municipal de Coração de Jesus, MG, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, torna públicos os Editais:
 
EDITAL N 01/2021 DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA PRÊMIOS, BOLSAS E MICROPROJETOS CULTURAIS (LEI ALDIR BLANC).
 
O Edital 01/2021, trata do financiamento remuneratório, não reembolsável, de  Prêmios, Bolsas, aquisição de Instrumentos, Serviços e Microprojetos Culturais, com o objetivo de premiar, fomentar e incentivar artistas do município de Coração de Jesus/MG. São selecionados neste Edital os proponentes cadastrados no Cadastro Municipal de Artistas de Coração de Jesus, através do Formulário 1.
 
EDITAL N.º 02/2021 DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA MANUTENÇÃO DE ESPAÇOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS, MICROEMPRESAS E PEQUENAS EMPRESAS CULTURAIS, COOPERATIVAS, INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÕES CULTURAIS COMUNITÁRIAS (LEI ALDIR BLANC).
 
O Edital 02/2021, trata da distribuição de subsídio mensal a “Espaços Culturais”, através da seleção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias do Município de Coração de Jesus, com fins de subsidiar, com aporte financeiro, aqueles que tiveram suas atividades comprometidas ou interrompidas devido à vigência do estado de emergência em saúde pública no Estado de Minas Gerais, instituído pelo Decreto nº 47.891, de 20 de março de 2020, que estabelece medidas para prevenção, controle e contenção da pandemia de COVID-19. São selecionados neste Edital os proponentes cadastrados no Cadastro Municipal de Artistas de Coração de Jesus, através do Formulário 2.

A data para inscrição das propostas vai de 03/11/2021 até 17/11/2021, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, sediada na Praça Francisco Ferreira Leal (Praça da Matriz), 510, Centro, Coração de Jesus, MG. O horário para inscrição de projetos será de 07h às 11h, e das 13h às 17h, nos dias úteis.

O proponente deverá LER ATENTAMENTE O EDITAL que regulamente sua área de proposta, preencher os modelos disponíveis nos Anexos do mesmo, preparar toda a documentação exigida, envelopar, identificar e protocolar diretamente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, pessoalmente ou através de procuração legal.

Os Editais completos estão disponíveis no site da Prefeitura e podem ser baixados através do link 

https://coracaodejesus.mg.gov.br/licitacao/id/100/?chamada-publica.html. Estão disponíveis também, junto com os Anexos em formato Word, no final desta matéria.

Dúvidas poderão ser encaminhadas pelo e-mail: leialdirblanccj@gmail.com.

Artistas que ainda não se cadastraram no Cadastro Cultural dos Artistas de Coração de Jesus, o mesmo estará aberto até o dia 17 de novembro de 2021, às 12h, nos links abaixo:
 
Formulário 1: CADASTRO MUNICIPAL DE ARTISTAS, TRABALHADORES E PROFISSIONAIS DE ARTE E CULTURA DE CORAÇÃO DE JESUS/MG.
 
Formulário 2: CADASTRO DE ENTIDADES E ESPAÇOS CULTURAIS DO MUNICÍPIO DE CORAÇÃO DE JESUS/MG.
 
 
Um vídeo com maiores informações sobre os Editais será publicado no canal da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no YouTube, em https://www.youtube.com/channel/UC7wv3zuWTfWSTXjF3J2DETw, na data de 09/11/2021.
]]>
OFICINA DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL - DEL Fri, 15 Oct 2021 17:41:57 -0300 https://coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1039/?oficina-desenvolvimento-economico-local---del.html https://coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1039/?oficina-desenvolvimento-economico-local---del.html
Nos dias 13 e 14 de outubro foi realizada, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, a Oficina DEL – Desenvolvimento Econômico Local. A oficina faz parte de um conjunto de atividades formativas estabelecido entre a Administração Unidos Por Coração, através da Sala Mineira do Empreendedor, com a parceria das diferentes Secretaria Municipais, e o SEBRAE, executadas durante o segundo semestre de 2021. São também parceiros nessas atividades a EMATER e o Banco SICOOB.

Ministrada pelo Facilitador Claudio Ramos, a Oficina DEL teve como objetivos:

 “Propor aos atores locais uma forma inovadora de perceber e compreender o território, destacando os ativos territoriais e as oportunidades de ação para o desenvolvimento;

Oportunizar espaço criativo e colaborativo capaz de abrigar a geração dos primeiros insights para o direcionamento estratégico rumo ao desenvolvimento;

Direcionar estratégias e potenciais políticas públicas para criação de um ambiente favorável e para o tratamento diferenciado às MPEs do município, a partir da análise da dinâmica territorial, mediada pelo olhar proposto pelas dimensões do DEL”
.

A Oficina DEL foi ministrada para 30 participantes, representantes do Primeiro, Segundo e Terceiro Setor, envolvidos diretamente com o desenvolvimento econômico local e capazes de proporem projetos sólidos para alavancar a economia do município, tornando-a mais atrativa, parceira e competitiva, através do conhecimento do contexto econômico do município e instigados por três fortes indagações:

“O que você sente por Coração de Jesus? O que você sonha para Coração de Jesus?, e O que você faz por Coração de Jesus?”.

A partir dessas questões e da compreensão de comprometimento com o desenvolvimento local, as atividades da oficina foram se desenhando através do entendimento da dinâmica do desenvolvimento local, que passa pela compreensão da realidade territorial em cinco dimensões:

Capital Empreendedor (mais e melhores empresas, empreendedores e lideranças), Tecido Empresarial (mais e melhores entidades, redes e conexões);

Governança para o Desenvolvimento (uma visão, um plano e uma institucionalidade);

Organização Produtora (melhor forma de gerar renda e riqueza no território): e

Inserção Competitiva (melhor forma de se integrar ao mundo).

Ao final do segundo dia de oficina foram apresentadas três propostas para o desenvolvimento econômico local. As propostas foram avaliadas por uma banca composta pelos convidados: Jovino (produtor rural), Eduardo Nogueira Melo (vereador e Presidente da Câmara), e Edson (comerciante da área de material de construção). As propostas foram:

Levantamento das cadeias produtivas a fim de estabelecer dados consolidados sobre a produção, produtores e locais em que se encontra;

Elaboração de planejamento estratégico de desenvolvimento econômico local integrado;

Criação de cooperativa, subdividida em câmaras, capaz de acolher todos os produtores locais e suas divisões produtivas.

Durante as atividades, entre outras propostas de ação, ficou definido que, futuramente, será criado o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Coração de Jesus, com papel multiplicador para alavancar o desenvolvimento econômico local. Para a criação deste conselho já foi encaminhado ao Jurídico Municipal, pela Sala Mineira do Empreendedor, projeto de lei a ser analisado e encaminhado à Câmara municipal para aprovação.

Ficou criada a Comissão DEL, responsável para levar adiante as propostas votadas, compostas pelas seguintes pessoas:

Domingo Sávio Amaral
Matheus Luiz Ferreira Santos
Flávia Luciana Nery
Camila de Castro Nogueira
César Augusto dos Reis
Kiara Daniele Gonçalves Cardoso
Maria Ilma Lopes
Araci Fiuza da Silva
Wagner Alves Melo
Denise Gonçalves de Alencar
Guilherme Leal Andrade
Edivagner de Matos
Marcos Antônio Pereira Reis
Maria Aparecida Ferreira Júnior
Cristiano da Silva
Gilmar Moreira da Silva
Gilberto Aparecido Soares Medeiros

]]>
PREFEITURA DE CORAÇÃO DE JESUS LANÇA CADASTRO CULTURAL PARA ARTISTAS E ESPAÇOS CULTURAIS Fri, 08 Oct 2021 17:38:42 -0300 https://coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1038/?prefeitura-de-coracao-de-jesus-lanca-cadastro-cultural-para-artistas-e-espacos-culturais.html https://coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1038/?prefeitura-de-coracao-de-jesus-lanca-cadastro-cultural-para-artistas-e-espacos-culturais.html

Prefeitura Municipal de Coração de Jesus, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, torna público o Cadastro Cultural de Artistas, Grupos, Empresas e Espaços Culturais do município. O objetivo do Cadastro é fazer o mapeamento desses profissionais e Espaços para implementar os recursos da Lei Federal Aldir Blanc – Lei de emergência Cultural, N 14.017, de 29 de junho de 2020, em Coração de Jesus.

A Lei Aldir Blanc foi criada no ano passado para beneficiar o setor cultural afetado pela pandemia de Covid-19, e foi alterada pela Lei Federal nº 14.150, de 12 de maio de 2021. O município de Coração de Jesus foi contemplado com o Valor Total de R$ 212.421,87 (duzentos e doze mil, quatrocentos e vinte e um reais e oitenta e sete centavos). Este valor encontra-se em conta e agora será utilizado para atender à classe artística e trabalhadores da cultura do município.

Para que artistas e trabalhadores da cultura sejam beneficiados com os recursos é necessário fazer o cadastro e aguardar a homologação do mesmo pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O cadastro NÃO garante o direito ao recurso, mas é pré-requisito para seu pleito. Na sequência, serão publicados editais de chamamento Público com as regras da Premiação. Os interessados devem acompanhar as publicações no site da Prefeitura Municipal.

O Decreto de publicação do Cadastro Cultural de Artistas pode ser baixado neste link: https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/uploads/norma/18811/Decreto_n_79_2021.pdf.  

O cadastro poderá ser feito no período de 11 de outubro, das 06h, ao dia 29 de outubro, às 18h, pelos formulários disponíveis nos links abaixo. Os formulários fecharão automaticamente no dia 29 às 18h, não podendo mais receber respostas. Quem não conseguir realizar o cadastro online, poderá procura a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, à Praça Ferreira Leal, 510, Centro, Coração de Jesus, nos dias 13, 14, 15, 18, 19, 20, 21, 22, 25, 26, 27, 28 e 29 nos horários de 07h às 11h, e das 13h às 17h, para realização do seu cadastro. Não serão recebidos novos cadastros a partir do dia 29 de outubro e os cadastros que, porventura, forem enviados antes do dia 11 de outubro serão desconsiderados.

Para fazer seu cadastro, basta acessar o link na área pretendida abaixo:

Formulário 1: CADASTRO MUNICIPAL DE ARTISTAS, TRABALHADORES E PROFISSIONAIS DE ARTE E CULTURA DE CORAÇÃO DE JESUS/MG.

Link: https://docs.google.com/forms/d/1urUr8jEnN0hM_dIV65roeSoaLN_lq4Q3poWn5SS3b9o/edit.   

Formulário 2: CADASTRO DE ENTIDADES E ESPAÇOS CULTURAIS DO MUNICÍPIO DE CORAÇÃO DE JESUS/MG.

Link: https://docs.google.com/forms/d/1nV6h616EZuduEXqB_uYY9-pik0X1pJZdyig-Dg4TphY/edit.  

Para mais esclarecimentos, assitam ao vídeo no Canal da SMCT no YouTube, disponível no link 

https://www.youtube.com/watch?v=3XflDS6CtuA.

As regulamentações gerais da aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc no município de Coração de Jesus constam no Decreto Municipal N 80/2021, que pode ser acessado e baixado no link 

https://coracaodejesus.mg.gov.br/legislacao/id/5/?decretos.html.

Qualquer dúvida sobre a execução da Lei Aldir Blanc no município de Coração de Jesus deverá ser encaminhada para o e-mail: leialdirblanccj@gmail.com.

]]>
Visita Guiada Bem Patrimonial Tombado Gruta Madame Cassou Wed, 06 Oct 2021 14:25:31 -0300 https://coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1037/?visita-guiada-bem-patrimonial-tombado-gruta-madame-cassou.html https://coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1037/?visita-guiada-bem-patrimonial-tombado-gruta-madame-cassou.html Na data de ontem, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Coração de Jesus, realizou visita guiada com alunos, pais e outros responsáveis e professoras da EM Quirino José da Silva, à Gruta Madame Cassou e à Cachoeira do Canabrava. Esses atrativos turísticos fazem parte do patrimônio cultural material natural de Coração de Jesus e estão situados nas imediações da cidade. A Cachoeira do Canabrava está dentro do perímetro urbano e fica a 600m da cidade. Já a Gruta encontra-se em terreno particular a 1800m da cidade.

A visita guiada tem a intenção de apresentar e situar o estudante e a família dentro de um espaço específico que promova aprendizagens, como museus, bibliotecas, universidades, centros culturais ou científicos, parques entre outros. No caso da atividade realizada, foi escolhida a Gruta Madame Cassou para a ação, que foi realizada na parceria entre a SMCT e a EM Quirino, no cumprimento de ações do Plano Municipal de Ação de Educação para o Patrimônio e Difusão Cultural e do Programa Educação e Família, criado pelo Governo Federal e aderido pela Escola.

A atividade Visita Guiada ao Bem Patrimonial Tombado Gruta Madame Cassou faz parte das atividades da SMCT na execução de seu Plano Municipal de Ação de Educação para o Patrimônio e Difusão Cultural, pelo qual o município precisa realizar várias atividades educativas a fim de divulgar o Patrimônio Cultural do município e preparar os munícipes para seu conhecimento e preservação e pleitear mais recursos de ICMS Cultural. Esta atividade enquadra-se nas ações de visitas a bens culturais com público diversificado, sendo escolhido o público escolar, incluindo alunos, pais e demais responsáveis de alunos e servidores escolares.

Por outro lado, a EM Quirino José da Silva efetivou a parceria para desenvolver atividade do Programa Educação e Família, realizando a visita guiada com alunos e responsáveis, a fim de ampliar o processo de aprendizagem para além dos muros da Escola, materializando ações que envolvem a vida familiar e melhorem a relação ensino-aprendizagem na escola, além de possibilitar a ampliação dos resultados metodológicos, avaliativos e práticos esperados.

Além das parecerias para realização de atividades específicas, a SMCT desempenha funções de visitação aos bens patrimoniais do município, bastando os interessados fazerem sua agenda junto à mesma, através do e-mail ou presencialmente, conforme meios de contato e endereço registrados no site da Prefeitura na área da Secretaria.

A visita foi muito positiva, e além da Gruta Madame Cassou, foi visitada ainda a Cachoeira do Rio Canabrava. Os visitantes não perderam tempo, e vários entraram nas águas do Rio Canabrava. Alunos e demais pessoas envolvidas demonstraram grande interesse pelos bens visitados e pelas orientações do guia. Um aluno afirmou que o passeio foi “o melhor que já teve na vida”, recebendo atenção e apoio de vários colegas e professores.

Durante a realização da atividade foi praticada a ação de coleta de lixo descartado dentro da Gruta e no percurso da trilha. Os alunos e professores, munidos de EPIs adequados, removeram o lixo, trouxeram-no e depositaram em lixeiras na cidade. Esta prática de educação ambiental faz parte das propostas de atividades culturais e turísticas da SMCT.

Vale destacar que o Bem Patrimonial Gruta Madame Cassou está entre os atrativos mais importantes e mais bonitos de Coração de Jesus. De formação cárstica (era calcária, mais ou menos 1,8 milhões de anos), a gruta foi explorada pela primeira vez no século XIX, pela exploradora francesa Madame Cassou, cujo nome foi lhe dado em homenagem. A Gruta Madame Cassou está entre os atrativo mais visitado do município e, embora ainda não esteja estruturada para o uso definitivo de turistas, recebe constantemente visitantes locais e de outras regiões, deixando todos encabulados com sua beleza e acessibilidade.

Por outro lado, a Cachoeira do Rio Canabrava pertence à memória cultural e afetiva de Coração de Jesus desde a época colonial. Em suas proximidades foi montada a terceira Usina Hidrelétrica da América Latina, em 1922, para fornecimento de energia pública e privada a Coração de Jesus. A maioria dos jovens da geração anterior à atual frequentou a Cachoeira em tardes de domingo, dias de festa ou em qualquer hora do dia, dependendo de sua ocupação em casa, na escola ou no trabalho e, claro, dependendo do controle dos pais. A Cachoeira do Rio Canabrava vem sendo cada dia mais frequentada.
]]>