Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Coração de Jesus, MG, certifica iniciativas aprovadas no âmbito do Edital 01/2021, que normatiza a distribuição e pleito dos recursos emergenciais da Lei Aldir Blanc.

Hoje foi realizada, no espaço da Câmara Municipal de Coração de Jesus, a certificação das iniciativas aprovadas pelo Comitê Gestor dos Recursos Emergenciais da Lei Aldir Blanca, Lei Federal 14.017/2020. Ao todo foram 41 iniciativas aprovadas, pleiteando um total de mais de R$ 216.000,00, compreendendo as categorias de Música Sola, Música Dupla, Música Trio ou Banda, Gastronomia, Capoeira, Artesanato (transmissão de saberes), Compositor, Audiovisual, Técnico de Som, Artes plásticas, Desenhos, Pinturas, Fotografias, Escritor, Festa Popular, Produção de Eventos, Folia de Reis, Poesia, pleiteante dos recursos disponibilizados através do Edital 01/2021 - PRÊMIOS, BOLSAS E MICROPROJETOS CULTURAIS.

No evento compareceram o Secretário de Cultura e Turismo do Município de Coração de Jesus, senhor Gilberto Aparecido Soares Medeiros, e o Vice-Prefeito Dr. Samuel Barreto. Ambos abordarem a importância da execução dos recursos da Lei Aldir Blanc, o que vem de encontro à situação emergencial da classe artística do município, extremamente penalizada pelos efeitos da pandemia causada pela Covid-19. “Não resolve o problema, mas ameniza, especialmente agora que estamos às margens de uma nova onda de infecção”, destacou o Vice-Prefeito.

Após as falas das autoridades administrativas, a palavra foi passada aos presentes, pleiteantes dos recursos da Lei Aldir Blanc que tiveram seus projetos aprovados Pelo Comitê Gestor. As avaliações feitas pelos presentes foram muito positiva quanto à disponibilidade dos recursos para os artista, bem como quanto ao esforço da administração municipal, através da SMCT, em viabilizar o uso dos mesmos. “Trabalho há mais de vinte anos e agora estou parado a quase dois aos e meio. Vivo apenas da música, não tenho outra fonte de recursos. Este recurso (da Lei Aldir Blanc) chegou em boa hora”, disse o Sr. Gilson (Gilsinho Boca de Forró). “Eu não vivo da música, mas vivo pela música. É a primeira vez que chega, para as pessoas aqui na ponta, um recurso desses. Parabenizo o Secretário de Cultura e sua Equipe pelo trabalho. Vamos fazer uma live para arrebentar!”, argumentou o Sr. Dário Júnior. “Quero agradecer ao apoio da Equipe da Secretaria de Cultura e Turismo pelo apoio e orientação que teve conosco na elaboração dos projetos. Todos foram muito atenciosos e cuidadosos conosco”, agradeceu o Senhor Ziza Farias, Mestre de Capoeira.

Os responsáveis por iniciativas aprovadas assinarão Termo de Compromisso para execução das mesmas. Após a certificação foi elaborado o Calendário de realização das atividades, que vai do mês de dezembro ao mês de fevereiro de 2022.

O objetivo do uso dos recursos da Lei Aldir Blanc é amenizar as percas financeiras da classe artística durante a pandemia da Covid-19 e fomentar a cultura local, possibilitando que a população, mesmo em período de grandes dificuldades, continue tento acesso a ela.

Fonte: Secretaria de Cultura e Turismo

Data de publicação: 10/12/2021