O objetivo desta matéria é dar publicidade às atividades do município no âmbito do Programa Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, incluindo as ações do Plano de Inventário.

O Patrimônio Cultural pode ser compreendido enquanto um conjunto de bens materiais e/ou imateriais que contam a história de um povo e sua relação com o meio ambiente, sendo este o legado que herdamos do passado e que transmitimos para as gerações futuras. Através do patrimônio cultural é possível conscientizar os indivíduos, proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimentos para a compreensão da história local e para a construção de sua própria história.

Dentre as possibilidades de proteção do patrimônio cultural está o inventário cultural, que segundo Marília Rangel Machado “consiste no levantamento e identificação das características e valores particulares de um bem cultural”. Este possui diversas finalidades, dentre essas, subsidiar ações de educação patrimonial e políticas públicas de preservação, divulgar e valorizar o patrimônio cultural, contribuir na mobilização da sociedade civil na salvaguarda de seu patrimônio.

O Plano de Inventário da Prefeitura Municipal de Coração de Jesus foi concebido de acordo aos critérios estabelecidos pela Deliberação Normativa nº 01/2016 e nº 03/2017, elaborada pelo CONEP. Sua elaboração incluiu levantamento de campo, bibliografia geral e específica sobre o município e bases cartográficas. Na elaboração deste também foram discutidos os critérios de identificação e escolha dos bens inventariáveis, tal como o objetivo do inventário. (Texto da Introdução do Plano de Inventário da Prefeitura Municipal de Coração de Jesus, MG).

Consciente do papel do inventário e na intenção de preservar e proteger seu patrimônio cultural, o município de Coração de Jesus apresenta, dentre os bens listados em seu Plano, aqueles que foram inventariados no ano de 2021, sendo:
  • Casa do Fubá;
  • Casarão Coronel Francisco Ribeiro;
  • Biblioteca da EE Ce. Francisco Ribeiro.

Data de publicação: 26/11/2021